Nem tudo que se fala sobre a calvície é real

Colocar anticoncepcional dentro do shampoo acelera o crescimento dos fios? Homem só fica careca depois dos 30? Boné faz o cabelo cair? Tomar vitamina ajuda mesmo? 

Quando o assunto é calvície, o que não faltam são simpatias sobre como se livrar do problema. E olha que o tema não é de hoje, mas de séculos atrás. Há quase 2 mil anos, o grego Hipocrates – o pai da medicina moderna – foi o primeiro a observar o funcionamento do cabelo, testando formas para reverter sua queda.

E até hoje muitos testes e fórmulas mágicas surgem no mercado prometendo pôr fim a queda dos fios. Mas é bom ficar atento: antes de testar poções milagrosas na esperança de salvar os fios que restam, saiba que há muita mentira cabeluda sendo contata por aí que pode, inclusive, algumas delas pode até prejudicar a saúde dos fios. 

E para começar a esclarecer alguns desses mitos, a primeira informação que se deve ter em mente é que nem toda queda de cabelo é calvície. Até mesmo porque, o que caracteriza a calvície não é o fio que cai, mas sim a miniaturização do fio, ou seja, quando cai um fio, o que nasce no lugar é mais fino e curto. Com o tempo, ele vira uma miniatura e deixa de aparecer. E a causa principal desse fenômeno é a genética!

OS “CULPADOS” NÃO SÃO APENAS OS GENES DA MÃE

E por falar em genética, você já deve ter ouvido por aí que os genes que causam a calvície vêm do lado materno da família, mas a realidade é muito mais complexa do que isso. De fato, boa parte dos genes que causam a calvície estão relacionados com cromossomo X, que vem da mãe. Mas como mais de um gene causa calvície, eles podem vir de ambos os lados. 

BONÉ E CREMES: SEM CULPA

Uma vez que a calvície tem a herança genética como principal causa, não há fundamento em dizer que usar bonés, gel e condicionador acelera o processo de perda de cabelo. Até porque, os cremes atuam diretamente no pelo e não penetram no couro cabeludo. Os produtos podem até ressecar os fios, mas não causam queda. Já o boné pode ser ruim para quem tem dermatite no couro cabeludo, porque aumenta a oleosidade. Mas não causa calvície.

TESTOSTERONA NO AUGE

Quem sofre de calvície também não deve acreditar que, por conta do problema, tem mais testosterona, ou seja, é mais potente. A perda de cabelo é provocada pelo hormônio DHT. Quem tem calvície produz mais a enzima 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona nesse hormônio. Isso não tem nada a ver com virilidade.

MEDICAMENTOS ORAIS PODEM AJUDAR

Embora não haja ainda nenhum tratamento que garante resultado com 100% de eficácia no combate a calvície, dado a complexidade de processos químicos e biológicos envolvidos na queda de cabelo, atualmente, há dois compostos clinicamente comprovados que ajudam a tratar o problema:

O Minoxidil, que é um composto em forma de loção ou espuma, aplicadas diretamente no couro cabeludo. E a finasterida, composto oral, originalmente usada para tratamento de um tipo de aumento benigno da próstata, mas agora, em concentrações mais baixas, também previne a queda de cabelo.

Em contrapartida, colocar anticoncepcional no shampoo não vai fortalecer os fios, pois o contraceptivo não tem efeito tópico, ou seja, não penetra no couro cabeludo, portanto, não tem nenhuma ação no crescimento dos fios. 

A CALVÍCIE NÃO É UM PROBLEMA APENAS DE PESSOAS MAIS VELHAS

A maioria de nós está acostumado a associar a calvície com o envelhecimento. Mas o fato é que o problema afeta muitos jovens. Portanto, se você sofre com a queda de cabelos e isso te incomoda, é importante procurar ajuda de um especialista, independentemente da idade, pois o tratamento precoce pode ser menos complexo, mais rápido e mais eficaz!

A Clinique Voirie tem uma equipe completa e altamente especializada para cuidar do seu cabelos com tratamentos de alto padrão e mais inovadora tecnologia. Agende uma avaliação!